Dicas

TATUAGEM
A identificação de cães através da tatuagem e pouca explorada no Brasil, mais é largamente utilizada nos países da Europa. Um código permanente, um meio seguro de identificação para proprietário, e também um meio seguro de localizar seu animal em caso de roubo ou fuga e uma identificação incontestável.
A tatuagem serve para facilitar do cão, canil, linhagem, isto significa que um cão tatuado quando vendido levado para qualquer lugar do pais poderá ser identificado e comprovado sua origem e progênie.

CUIDADOS BÁSICOS
Evite dar comida humana ao animal sempre use ração. Não medique seu filhote sem orientação de um veterinário. Mantenha vacinação em dia e vermifuge seu cão a cada 3 meses ou no máximo a cada 6 meses. Evite pisos lisos, obesidade e exercícios pesados para filhotes.

PPA
Nossos cães possuem PPA , permitido para acasalamento pela APRO , para obter esta autorização
da APRO e necessário controle rígido de displasia coxo femural, cão deve ser avaliado por um –
juiz apos 12 meses, deve fazer um teste de temperamento. ( Teste Índole )
Teste Índole : Visa testar o temperamento do Rottweiler pois ele não poder ser agressivo
ou medroso deve ser um cão sociável com as pessoas.

Você sabe quais são as diferenças entre um cão com PPA APRO e
um cão que não possui esta documentação?
Você sabe quais as vantagens em adquirir um filhote Vistoriado pela APRO?

Conheça um pouco mais sobre este trabalho de SELEÇÃO da raça Rottweiler que é feito, e leia as respostas as dúvidas mais frequentes sobre o PPA APRO e a Vistoria de Ninhada APRO!

• O que é a APRO?
APRO é a Associação Paulista da raça Rottweiler, e tem como responsabilidade difundir a raça Rottweiler, além de criar meios para que a raça seja corretamente criada dentro de padrões rígidos de controle.

• O que é PPA?
PPA significa “Permitido para Acasalamento”, e é um certificado emitido pela APRO para os cães que foram SELECIONADOS para a REPRODUÇÃO.
Um cão que recebe o Certificado de PPA APRO é submetido a quatro rigorosos exames de SELEÇÃO para que possa reproduzir.

• Quais são os exames para a obtenção do PPA APRO?

Os quatro exames são:

1) Chapa de Displasia HD
Trata-se de um exame radiográfico das articulações coxo-femurais do cão, que é realizado por Veterinários credenciados pela APRO e especialistas neste tipo de exame. Realiza-se a radiografia para detectar se o cão possui articulações normais, ou dentro dos limites aceitáveis.
O ideal é que o cão apresente resultado “A”, ou seja livre de sinais de displasia, mas para fins de reprodução, também são aceitos os cães com resultados “B” (leves sinais de displasia) e “C” (ainda permitido).
Cães que apresentem resultados “D” (displasia leve) e “E” (displasia severa), não podem ser utilizados para reprodução.
Alguns criadores já realizam também a radiografia de ED, que são os exams das articulações dos cotovelos do cão e o ideal é que sejam obtidos resultados “0”, “1” ou “2”.
2) Pré-Pista ou Medições
A Pré-Pista ou Medições são fundamentáis para que seja feita a SELEÇÃO para a reprodução, somente dos cães que estejam dentro do PADRÃO DA RAÇA, principalmente nos critérios de ALTURA (minima e maxima para machos e fêmeas) e COR DE OLHOS, etc … critérios estes que podem REPROVAR um cão se este for grande demais, pequeno demais, ou apresente coloração de olhos fora do aceitável, ou seja, olhos claros demais.
3) Súmula
Nada melhor do que um Juiz especializado da raça para examinar e descrever detalhadamente as características físicas do cão, e verificar se o mesmo possui faltas desqualificantes, como por exemplo “falta de dentes, entrópio, ectrópio, criptorquismo, retrognatismo, prognatismo, etc …”

A Súmula é extamente isso, um documento descritivo do cão, feito por um Juiz especializado da raça, em uma exposição Especializada da raça. Nesta súmula o juiz irá relatar se a mordedura do cão é perfeita ou apresenta desvios, se o cão possue todos os dentes, se o cão é um exemplar típico da raça, se é um cão com aprumos corretos, com proporções corretas, se possui uma movimentação correta e fluente, enfim … uma súmula é uma certificação de que o cão é correto.
4) TI – Teste de Índole
Trata-se de um exame realizado por um Juiz de Trabalho (adestramento), no qual sera avaliado o comportamento do cão e suas reações a tipos diferentes de situações que podem ocorrer no dia a dia em locais públicos.
Este exame simula estas situações cotidianas e tem como objetivo avaliar se o cão possui um temperamento equilibrado e característico da raça, não sendo apático, medroso ou agressivo em excesso.
• Tudo isso para meu cão poder reproduzir? Dá muito trabalho!
Sim, pois trata-se de um processo que objetiva a SELEÇÃO de exemplares isentos de faltas desqualificantes e que mais se aproximem do padrão da raça, respectivamente exclui os exemplares com faltas desqualificantes e indesejáveis.
• Meu cão é “Campeão e Grande Campeão”, com isso ele pode tirar o PPA da APRO?
Títulos de Beleza como “Campeão, Grande Campeão, etc …” são títulos de estrutura e beleza e portanto servem somente para qualificar o cão a estes Títulos Promocionais. No entanto não o qualificam para a obtenção do PPA. Somente os cães que realizam os quarto exames acima descritos é que podem obter o PPA.

CURIOSIDADE: Um cão que seja portador de Displasia Coxo Femural mas que não manifeste os sintomas da doença e participe de exposições gerais pode obter os respectivos Títulos Promocionais de Campeão, Grande Campeão, Campeão Panamericado!
• E sobre a Vistoria de Ninhada o que é isso?
A Vistoria de Ninhada da APRO é realizada por um Veterinário Credenciado pela APRO, e é um procedimento para iniciar o acompanhamento da vida do filhote dentro do Controle de Criação que a APRO regulamenta.

Este Controle de Criação foi iniciado desde o momento em que os pais da ninhada tiraram o PPA, e depois Comunicaram o Acasalamento, e depois Comunicaram o Nascimento e finalmente é solicitada a Vistoria de Ninhada e respectivamente a obtenção dos números de Tatuagem.

Resumindo, um filhote Vistoriado, tem muito mais do que um pedigree, … ele possui um histórico dentro da APRO, pois seus pais possuem PPA e na grande maioria dos casos os avós, bisavós, etc, também possuem o PPA, e todos estão em conformidade com o Padrão da Raça e com os critérios corretos de Criação.
• O que é feito na Vistoria de Ninhada?
Primeiramente verifica-se a condição geral de saúde e higiene da ninhada, da matriz (mãe da ninhada) e do canil.

Depois verificam-se os filhotes individualmente, seu estado de saúde, se possuem manchas brancas no peito (herança genética), se possue mordedura correta em tesoura, se os machos possuem os dois testículos, se o tamanho é compatível a idade declarada, etc …

Caso existam filhotes com manchas brancas no peito, mordeduras que apresentem retrognatismo of prognatismo, monorquidismo (falta de um dos testículos) nos machos, etc … o Veterinário responsável pela Vistoria irá anotar estes dados no Mapa de Ninhada que será posteriormente enviado para a APRO.
• E a Tatuagem, para que é feita?
O nº de Tatuagem é uma forma de identificar que “aquele” filhote nº XXX passou por uma Vistoria de Ninhada e seu respectivo resultado encontra-se registrado no Mapa de Ninhada em poder da APRO.
Atualmente a Tatuagem pode ser substituída pelo Microchip, mas para efeito de controle da APRO o nº da Tatuagem ainda é o que prevalence.
• Quais os filhotes que podem obter a Vistoria de Ninhada?
Somente filhotes provenientes de ninhadas em que os pais possuem PPA e que estejam de acordo com o Regulamento de Criação da APRO.
• Então basta os pais terem PPA que os filhotes serão Vistoriados?
Não, pois mesmo que os pais tenham PPA podem haver divergencias como por exemplo um cão que possua HD C (+) acasalado com um cão com HD C (+) ou B (+ -). Para ser mais exato, cães HD C, somente podem acasalar com cães HD A (vide tabela do Regulamento de Criação da APRO disponível no site da www.apro.com.br).

• Se os pais tiverem PPA e HD’s compatíveis, então os filhotes serão Vistoriados?
Sim desde que sejam respeitados outros procedimentos que devem ser observados para que a Ninhada seja reconhecida pela APRO, como por exemplo:
• Intervalo entre acasalamentos de uma mesma fêmea, para preservá-la de ninhadas sucessivas e ininterruptas (descanso para as fêmeas a fim de preservar a sua saúde)

• A obrigatoriedade dos Comunicados de Acasalamento e Nascimento para que não hajam “gatos” na hora da Vistoria (tamanho compatível com a idade, nº de filhotes igual ao que foi comunicado, etc …).
DNA e sua importância :

Ao comprar seu filhote peça DNA da Mãe !

O que a análise por DNA pode fazer hoje:

• Estabelecer identidade genética permanente à prova de falsificações.
• Assegurar a integridade do registro genealógico.
• Verificar paternidade em inseminação artificial.
• Classificar e separar crias de coberturas com vários padreadores.
• Assegurar a reputação dos bons criadores.
• Promover avanços futuros na área de criação animal.

Identidade por DNA
Com uma amostra de DNA menor que um grão de areia …

… a Tecnologia Cepav/PE Zoogen pode identificar um animal em 100,000,000!

Análise de uma amostra: cada animal herda um único padrão de DNA Perfil de uma amostra:
Um completo painel de ascendência
Este painel completo promove um parentesco inquestionável mesmo em animais com linhagens próximas.

(painel de comparação de paternidade de uma ninhada de cães)
O QUE O DNA NÃO PODE FAZER

• Promover uma identidade instantânea.
• Determinar data de nascimento.
• Identificar animais pela raça.
• Predizer comportamentos e características.
• Diagnosticar Displasia coxo-femural (no caso de cães).
• Selecionar “as mais promissoras crias”.

O QUE O DNA PODERÁ PROVER NO FUTURO:

Triagem genética para características de interesse:
• Doenças genéticas
• Caracteres positivos
• Seleção genética de animais para melhoria de linhas de sangue.
• Avaliação uniforme de linhas de sangue.
• Animais melhores e mais saudáveis.

Características chave dos programas de teste por DNA:

Verificação de Parentesco

Estimativa do número de amostras realizadas anualmente no mundo

• Humanos (+ 11 Milhões ao ano)
• Equinos (225.000 ao ano)
• Bovinos (1Milhão ao ano)
• Criações alternativas (camelídeos, avestruz, etc…)
• Cães (10 mil ao ano e crescendo)
• Outros

O mais alto padrão de excelência em serviços a clientes:

• Gerenciamento de programas
• Elevado nível de responsabilidade com o cliente
• Marketing cooperativo e promoções conjuntas
• Amplas soluções em banco de dados
• Resolução de disputas judiciais

Relatórios simplificados:

• Certificados padronizados
• Certificados DNA PawPrintTM
• GeneMatch Tabela de Pedigree
•Conclusões e explanações para criadores